top of page
Foto do escritorComunicação Edebê

Edebê patrocina visita da autora Márcia Kambeba ao Colégio Padre José de Anchieta, em Araputanga

No dia 17 de outubro, aconteceu no Colégio Padre José de Anchieta, em Araputanga, Mato Grosso, o evento “Roda de conversa: dialogando com a autora”, que recebeu a visita da autora do livro "O povo Kambeba e a gota d’água", Márcia Kambeba.

Durante a manhã, a autora teve um bate-papo enriquecedor com as turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. “A autora iniciou a conversa com uma breve apresentação sobre seu percurso na escrita e os temas que explora em suas obras. Em seguida, passamos por uma sessão de perguntas e respostas, onde os alunos puderam interagir diretamente, compartilhando suas impressões sobre os livros e questionando sobre o processo criativo. A autora foi extremamente acessível, respondendo de maneira detalhada e inspiradora”, relatou a coordenadora da escola, Fabielle.



No período da tarde, a autora foi recebida pelo Ensino Fundamental I, os alunos apresentaram os trabalhos de arte realizados sobre o livro “O povo Kambeba e a gota d’água”. As crianças puderam tirar fotos e pegar autógrafos com a Márcia.



Ainda durante a tarde, os alunos foram convidados a participar de uma dança indígena, enriquecendo o diálogo.


A coordenadora da escola, Fabielle relatou “Tivemos o prazer de receber a Autora Márcia Kambeba em nossa escola. O evento foi uma oportunidade única para conectar leitores e a autora, criando um ambiente acolhedor e interativo. Todos saíram do evento com novas perspectivas sobre o trabalho da autora e a literatura como um todo. Os alunos do Ensino Fundamental I, em especial, ficaram extremamente encantados.” 


A Autora Márcia Kambeba disse: “Para mim, foi uma alegria estar em Araputanga e ter um momento lindo com as crianças. Conversei com alunos de várias idades, dos pequenos aos alunos do ensino médio. Saber que os alunos leram um dos meus livros me deixou feliz não só por poder ver que a Lei 11.645 está sendo colocada em ação mas, por perceber que a literatura indígena está ganhando espaço entre os alunos e isso contribui para o entendimento de mundo dessas crianças e jovens que serão adultos mais conscientes e comprometidos com as causas sociais amanhã. Então, fiquei muito feliz de poder estar na escola por essa parceria com a Editora Edebê.”


A Lei 11.645, a qual a autora se refere, torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.



Construindo Leitores

A visita da autora na escola foi possível devido ao projeto Construindo Leitores 2024, desenvolvido pela Editora Edebê, que tem como objetivo que as escolas conheçam os livros de literatura e suas possibilidades pedagógicas, para adoção no ano letivo. Como reconhecimento, às escolas que mais venderam literatura proporcional ao número de alunos e por quantidade vendida, recebem como premiação a visita de um autor(a) de um dos livros de literatura adotados.





25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page